top of page

Investigação

Durante cerca de 10 anos, juntamente com os seus associados, Ana Maria Vieira e os órgãos que constituíram a associação Conselho Profissional de Secretariado (CPS) zelaram pela função social, dignidade e prestígio da profissão de Secretário/Assistente de Direção, nomeadamente através da promoção dos seus valores e princípios deontológicos.

 

Com o encerramento desta associação, em julho de 2017, foi criado o CISA (Centro de Investigação em Secretariado e Assessoria) que continuará a promover o acesso ao conhecimento e a contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da área de Secretariado e Trabalho Administrativo.

 

O CISA tem como objetivos pesquisar, compilar e divulgar estudos científicos relevantes para o sector profissional, oferecer cursos de formação presenciais e em e-learning, e organizar eventos para os profissionais da área poderem partilhar conhecimentos e experiências do seu dia a dia.

CISA 2016

"Dando seguimento ao Congresso Internacional de Secretariado e Assessoria (CISA), que foi realizado em 2015 com um resultado bastante positivo, este livro de atas apresenta as atividades realizadas no CISA 2016. Este evento decorreu nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2016, e foi organizado pelo Conselho Profissional de Secretariado (CPS), em colaboração com o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). Tendo como tema principal “O Papel do Secretariado na Competitividade Organizacional”, foram aprovados 9 trabalhos científicos e 4 posters, que aportaram áreas como a comunicação, as relações públicas, a tecnologia, a gestão da informação, e demais áreas afins.

 

Durante o evento, foram realizadas sessões plenárias, debates, apresentações de posters, discursos de abertura e de encerramento, bem como conclusões sobre determinados temas que requerem ações imediatas e respostas a diversas preocupações sobre a profissão. O CISA 2016 teve como objetivo principal proporcionar momentos de reflexão e criar interação entre os participantes. Só deste modo, e em conjunto com investigadores, docentes, profissionais e estudantes do ensino superior na área de secretariado, poderemos encontrar soluções e propor respostas aos diversos desafios que o Secretariado enfrenta. A divulgação de pesquisas e estudos contribuem para a valorização da profissão e seu desenvolvimento, podendo assim acompanhar o mercado empresarial.

 

As comunicações científicas abordam temáticas essenciais ao exercício da profissão de Secretariado/Assessoria. Algumas apresentações aceitaram os desafios manifestados nas conclusões do CISA do ano transato, o que tornou este evento surpreendentemente enriquecedor para todos os participantes. Por um lado, permitiu clarificar o cenário da formação em Secretariado oferecida pelas diversas Instituições Portuguesas de Ensino Superior, a definir o caminho a traçar para o estabelecimento e a dinamização da carreira profissional de secretariado e, por outro, as formas de trabalhar para efetivar o reconhecimento efetivo do Curso de Secretariado por parte de todos os parceiros."

 

Poderá descarregar aqui o Livro de Atas.

CISA 2015

O Congresso Internacional de Secretariado e Assessoria (CISA 2015) encerrou-se com um resultado considerado positivo, tendo em vista o número de comunicações orais, posteres, mesas de trabalho e palestras que resultaram em debates e discussões acerca das competências essenciais para as organizações, as competências individuais e coletivas, novas competências, perspectivas de evolução da profissão, tecnologias, formação, papel do ensino superior, prevenção de doenças ocupacionais, melhores práticas da profissão, cientificidade, assessoria, papel do profissional no processo tradutório, entre outros, e, principalmente por ter cumprido os objetivos inicialmente propostos.

 

Durante os quatro dias de evento, os participantes vivenciaram a história, memória e cultura portuguesa, interagiram, discutiram e problematizaram os diversos desafios que o Secretariado enfrenta, principalmente referente a regulamentação e fiscalização da profissão, na atuação das dimensões profissionais, reconhecimento do mercado em relação ao papel do profissional, entre outros fatores. Acreditamos que este foi um dos muitos eventos que servirão de marco, pelas ideias e as resoluções apresentadas, tais como: a criação de um grupo de trabalho constituído pelos representantes das duas associações existentes em Portugal (CPS e ASP), juntamente com os coordenadores e docentes das Instituições de Ensino Superior que tenham a licenciatura de Secretariado e Assessoria, a fim de lutarem pela regulamentação da profissão em Portugal como já conquistado no Brasil, e posteriormente, buscar a aprovação da institucionalização da ordem da profissão. Além dessas duas pautas, sugerimos que o respectivo grupo aprofunde e analize um Plano Curricular que forme profissionais secretários com um padrão equanime, e a possibilidade de identificação da terminologia ideal para o Mercado Profissional de Portugal dos níveis secretariais: técnicos e licenciados, criando-se assim, uma referência profissional. Compreende-se que para isso ocorrer é imprescindível a união das representações secretariais em prol dessa conquista, afinal é muito mais fácil obter sucesso na reivindicação feita por todas as partes que integram essa importante profissão. Ressaltamos, também, que o resultado dessa união poderá proporcionar ao empresariado português o discernimento do importante papel que o Secretário desempenha em uma organização, e com isso aumentar consideravelmente o número de empresas que demandam o trabalho desse profissional, e consequentemente, a procura por cursos de nível superior aumentarem significativamente. Dessa forma, todos sairão ganhando: Empresas, Instituições de Ensino Superior, Profissionais, Docentes e o País.

 

Concluímos, ainda, que o fato deste evento ter contado com o apoio e participação de todas as Instituções de Ensino Superior que leccionam atualmente a licenciatura em Secretariado e Assessoria, representou uma evolução em relação aos eventos anteriores.

Poderá descarregar aqui o Livro de Atas.

Congressos realizados
bottom of page