top of page

A Secretária, nasce ou se faz?

Foto do escritor: Ana VieiraAna Vieira

Tenho trabalhado como secretária e assistente de direção há alguns anos, e sempre achei curioso descobrir como cada um dos meus colegas (também homens) chegaram aqui.


É verdade que saltos profissionais sempre houveram, como o caso da famosa Ana Bola, humorista na televisão e que no início da sua carreira foi Secretária. Sem dúvida, o secretariado não é a única opção, mas, curiosamente, são cada vez mais os perfis especializados noutros assuntos que encontram nesta profissão uma "saída" perfeita.


Pode levar muito a sério os seus objetivos e, uma vez no papel de secretária, confidenciar com os chefes o que sabe ou não sabe e o que gosta ou não gosta. É uma questão de ser o mais confortável possível, e quero dizer que qualquer valor acrescentado é um ponto a considerar e a valorizar para um superior. Eu conheci uma secretária que começou a trabalhar na empresa onde está atualmente como Rececionista, passou pelo departamento de contabilidade como Administrativa e chegou ao lugar de Secretária da Administração.


Profissionalismo é algo que é demonstrado no dia-a-dia, e embora seja inquestionável que aqueles que estudaram para isso continuem a liderar as listas de candidatos, tanto estes como os que nunca tinha pensado nesta profissão podem chegar longe.


59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A vida de um documento

Em plena era digital continuamos a acumular documentos e arquivos que, na realidade, não são necessários, ou porque guardam informação...

Converter a crítica numa vantagem

Quando falamos de crítica referimo-nos a apreciações, em princípio de boa-fé, em que somos alertados sobre as áreas profissionais onde...

Comments


bottom of page