Tenho trabalhado como secretária e assistente de direção há alguns anos, e sempre achei curioso descobrir como cada um dos meus colegas (também homens) chegaram aqui.
É verdade que saltos profissionais sempre houveram, como o caso da famosa Ana Bola, humorista na televisão e que no início da sua carreira foi Secretária. Sem dúvida, o secretariado não é a única opção, mas, curiosamente, são cada vez mais os perfis especializados noutros assuntos que encontram nesta profissão uma "saída" perfeita.
Pode levar muito a sério os seus objetivos e, uma vez no papel de secretária, confidenciar com os chefes o que sabe ou não sabe e o que gosta ou não gosta. É uma questão de ser o mais confortável possível, e quero dizer que qualquer valor acrescentado é um ponto a considerar e a valorizar para um superior. Eu conheci uma secretária que começou a trabalhar na empresa onde está atualmente como Rececionista, passou pelo departamento de contabilidade como Administrativa e chegou ao lugar de Secretária da Administração.
Profissionalismo é algo que é demonstrado no dia-a-dia, e embora seja inquestionável que aqueles que estudaram para isso continuem a liderar as listas de candidatos, tanto estes como os que nunca tinha pensado nesta profissão podem chegar longe.
![](https://static.wixstatic.com/media/5d55ca9cce1041f89d0980fc0dfbb7d8.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/5d55ca9cce1041f89d0980fc0dfbb7d8.jpg)
Comments